quarta-feira, 18 de abril de 2012

Violência e Segurança privada na cidade

A matéria de hoje não toca a questão urbana de forma direta, mas indiretamente com certeza. A violência urbana tem crescido de forma assustadora. Assaltos, furtos e assassinatos aparecem constantemente nos noticiários (já tocamos nesse assunto em outros posts, quando falamos das câmeras de vigilância). Com o aumento da violência, cresce também de forma exponencial a segurança privada. A segurança do cidadão ou do patrimônio, antes responsabilidade do Estado, passam cada vez mais para as mãos de empresas. Se a polícia, o Estado, em várias ocasiões mostra-se despreparada para o trato com a população, especialmente os mais pobres, imagina seguranças particulares que passaram por rápidos cursos? Recentemente foi a tona na mídia dois casos de agressões contra jovens em terminais do Transcol. O irônico é que são guardas patrimôniais, e alegaram que um dos jovens tinham roubado em um ônibus.


Atualizado em 17/4/2012 às 18h32

Mais um caso de jovem agredido por segurança de terminal é flagrado por passageira

Folha Vitória
TV Vitória
Redação Folha Vitória
Reprodução TV VitóriaO caso de dois adolescentes que foram agredidos por seguranças de um terminal indignou muitos capixabas. Na manhã desta segunda (16), outro flagrante foi registrado por uma usuária do sistema Transcol no Terminal de Jardim América, em Cariacica. Com um celular, ela gravou o momento em que um segurança, que usa uniforme da empresa contratada para atuar nos terminais, dá tapas e socos em um jovem.
As imagens mostram que a vítima chegou a tentar se levantar, mas foi cercada pelo vigilante. Logo outro segurança se aproximou. Depois da agressão, o jovem foi colocado para fora do terminal. A testemunha, que tem medo de ser identificada, contou que a vítima foi obrigada a descer de um dos coletivos, antes de ser agredida.

"Eles entraram e o tiraram do ônibus. Eu filmei quando o ouvi falando alto. Logo ele começou a bater e eu continuei filmando. Não sei se ele fez algo errado, mas ninguém tinha o direito de bater nele", comentou.
No Terminal de Jardim América, o movimento foi calmo nesta segunda por conta do feriado. A equipe de reportagem da Rede Vitória conseguiu localizar o segurança flagrado nas imagens, mas ele disse apenas que o jovem o ofendeu e alegou que não bateu em ninguém.

Leia matéria na íntegra:  http://migre.me/8JoHr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...