segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aeroporto Internacional na Serra

A prefeitura de Serra tem se articulado para levar para o município um aeroporto internacional, que se localizaria entre Jacaraípe e Nova Almeida. O projeto, apesar dos limites impostos ao entorno por causa da atividade aérea em termos de altura de edifícios, pode significar uma abertura de uma nova frente de expansão urbana, seja para o uso industrial e turístico, já que a Infraero, sengundo a matéria abaixo, acha interessante a possibilidade de um aeroporto também de passageiros. Nesse processo, algumas questões podem ser levantadas: 1) Quais seriam os impactos negativos de um empreendimento desse porte para a cidade? 2) O que o PDM diz a respeito de empreendimentos como o descrito para aquela região?

Marcelle Falqueto

A proposta era apenas para um aeroporto de cargas, mas a Infraero sugeriu que o espaço também fosse aproveitado para o transporte de passageiros.
O município pode ganhar um novo aeroporto internacional. Um projeto entregue pela prefeitura à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que foi favorável à iniciativa. O local escolhido foi uma área de 4,3 quilômetros quadrados em Nova Almeida.  Ainda não há data para o início das obras. A proposta foi apresentada no último dia 09, no Quality Hotel Aeroporto, em Vitória.
O prefeito do município, Sérgio Vidigal, espera fazer uma parceria com o Governo do Estado para ajudar nas negociações. Ele pretende conversar com o governador Renato Casagrande nos próximos dias. Vidigal também vai pedir apoio à bancada federal em Brasília. 
“Esse é o resultado de um estudo feito desde 2009. A viabilidade do projeto foi comprovada. Iremos fazer uma reunião com o governador do Estado para pedir apoio. Um novo aeroporto irá beneficiar todo o Estado”, disse o prefeito do município Sérgio Vidigal. 
Inicialmente, a proposta era apenas para um aeroporto de cargas, mas a Infraero sugeriu que o espaço também fosse aproveitado para o transporte de passageiros.  
“O objetivo é servir de suporte para o aeroporto Eurico Salles, em Vitória, que  já não consegue atender a demanda”, explicou o prefeito. Vidigal adiantou que o aeroporto poderá operar com voos internacionais para Miami, nos Estados Unidos, e Madri, na Espanha.
A área escolhida para a implantação do projeto é utilizada para a plantação de eucalipto e pertence à Fibria. “Fizemos estudos em outros locais, mas essa foi a área que apresentou 95% de ventos favoráveis”, garantiu a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Madalena Santana Gomes. 
Aeroporto Industrial
De acordo com o prefeito Sérgio Vidigal o novo aeroporto poderá ser feito nos moldes do único aeroporto industrial do país, em Confins, em Minas Gerais. “ A expectativa é de que também seja feito um porto seco e a implantação de um parque tecnológico. O aeroporto ocupará uma área estratégica do município”. 
A pista do aeroporto deverá ter 3 mil metros. O espaço é  maior do que o que será ocupado pelo aeroporto de Vitória depois da ampliação, com 1.900 metros quadrados. “A orientação da Infraero é para aproveitarmos a área que temos para a construção de duas pistas”, disse a vice-prefeita.
Fonte:http://www.jornaltemponovo.com.br/destaques.php?des_id=129

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...