terça-feira, 10 de abril de 2012

Propostas para resolver o trânsito de Vitória: túneis e novo traçado da Av. Serafim Derenzi

Serafim Derenzi: dois túneis e novo traçado

Obra prevê melhoria no trânsito e custará R$ 357,4 milhões

08/04/2012 - 16h07 - Atualizado em 08/04/2012 - 16h07
Imagem Exemplo Imagem Exemplo
Maurílio Mendonça
mgomes@redegazeta.com.br

Após dois anos e um investimento inicial de R$ 3,2 milhões, a Prefeitura de Vitória recebeu o projeto executivo de ampliação e mudança do traçado da Rodovia Serafim Derenzi, entre Santo Antônio e Maruípe. O estudo aponta a possibilidade de construir dois túneis no trajeto e reduzir em um quilômetro a extensão da via. Só que com um investimento previsto de R$ 357,4 milhões.

Para conseguir dar conta dessa grande intervenção, a obra foi projetada em cinco trechos, que podem ser executados em cinco etapas, segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, num prazo de dois a três anos, tendo o dinheiro todo em mãos. Ainda não há previsão de quando as obras vão começar.

“Essa obra pode ser comparada em tamanho e importância à outra obra: a ampliação da Avenida Fernando Ferrari. E os custos também são parecidos, se somados com a desapropriação e a construção da nova Ponte da Passagem”, avalia o secretário de Vitória.
foto: Edson Chagas
Maria Gorete Santos Laponha, moradora do bairro Conquista entrevistada sobre o projeto de reforma da Rodovia Serafim Derenzi
“Acho melhor tirar o povo da encosta, do que furar pedra. E minha casa tremia quando tinha a pedreira. É melhor nem ter um túnel.”

Maria Gorete Lapinha, 42, auxiliar de serviços gerais

Túneis

Para melhor circulação desse trânsito, a prefeitura incluiu, no estudo, a construção de dois túneis: um com entrada na antiga Pedreira Rio Doce e outro com entrada no Pronto Atendimento de São Pedro. Nos dois casos, o trânsito da rodovia será alterado, deixando o traçado atual para circulação entre os  bairros.

“Fazer um túnel é mais caro, mas reduz o total de desapropriações da região. Um custo é compensado por outro”, diz Frizzera.

Segundo o projeto executivo, grande parte da rodovia será, somente, duplicada. O único trecho em que os dois sentidos da via terão, cada um, três faixas, fica entre a antiga pedreira e a Avenida Maruípe. Isso pode prejudicar um outro plano, do Estado, de instalar os corredores exclusivos para ônibus, o BRT, na Rodovia Serafim Derenzi.

“Eu acredito que não seria necessário instalar os corredores na rodovia já duplicada. A via estará com um fluxo melhorado, e não haverá necessidade de separar faixas só para os ônibus. Mas esse é um projeto que ainda será apresentado ao Estado”, explica o secretário municipal.
foto: Edson Chagas
Rogério Silvio ferreira, morador do bairro Conquista entrevistada sobre o projeto de reforma da Rodovia Serafim Derenzi
“Ampliar a rodovia será melhor para todo mundo. O trânsito vai ficar mais seguro e a vida de quem mora perto daqui ainda vai melhorar.”

Rogério Silvio Ferreira, 36 anos, vendedor
Leia a notícia na íntegra:  http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1184601-serafim-derenzi-dois-tuneis-e-novo-tracado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...