segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Governo do Estado (ES) propõe um plano de ações para a questão da mobilidade urbana

O governo do Estado lançou hoje o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM). Esse programa busca atuar sobre a questão da mobilidade urbana a partir da reestruturação viária (pavimentação, construção de pontes, viadutos e novas vias) e da implantação de um novo modelo de transporte coletivo, conhecido como BRT (Bus Rapid Transit). Um dos pontos chaves do BRT é a implantação de corredores exclusivos para ônibus nas principais vias da Grande Vitória. 
Como se observa, o poder público busca resolver a questão da mobilidade urbana a partir da fórmula do "mais do mesmo", isto é, construindo e ampliando vias, e mudando o transporte público para que esse serviço público continue sendo viável para a iniciativa privada. No entanto, segundo o discurso do  próprio governo, o programa busca privilegiar o pedestre, ciclista e usuário de ônibus:  "a integração entre todos os modais de transporte, de acordo com a hierarquia viária estabelecida pela Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana, que prevê prioridade para o pedestre, transporte coletivo, bicicleta, outros modais, como o hidroviário, e só então os veículos de passeio." 

14/05 - 21h26

Programa de mobilidade prevê ponte, viadutos e corredores exclusivos de ônibus



Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

foto: Divulgação
O projeto do BRT (Bus Rapid Transit), os chamados corredores exclusivos para ônibus, deve ser concluído em 18 meses após a licitação. O estudo é para um trecho de 32 quilômetros de corredores que serão instalados de Carapina até Vila Velha
Governo do Estado assinou contrato com o BNDES para financiamento da primeira etapa de construção do BRT
O Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado na manhã desta segunda-feira (14), pelo governo do Estado prevê obras viárias, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT e de novos modais de transportes.
 
Durante o evento foi assinado contrato com o BNDES para financiamento da primeira etapa de construção do BRT, com recursos da ordem de R$ 530 milhões, que contarão também com mais R$ 242 milhões de contrapartida do governo. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Estadual dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e aprovado pelo BNDES. 
 
Também foram autorizadas as contratações dos projetos de pavimentação da estrada de acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha e da Avenida América, em Cariacica. Essas obras serão executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Setop.
 
O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende 51 ações, entre elas a pavimentação de 179 km de vias, reformas de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Estão previstas obras viárias, projetos e outras ações com entregas ainda este ano, até 2014, 2016 e após 2016.
 
O Estado espera mudar de patamar na prestação de serviços na área de transporte coletivo, com a integração do BRT ao sistema atual e diversos outros modais. Planejando a mobilidade, salienta o governador, os usuários do transporte coletivo   terão melhores condições e melhor qualidade para circular na Grande Vitória.
 
O secretário Fábio Damasceno explicou que o objetivo do PMM é promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, reorganizando os espaços urbanos, priorizando o transporte público coletivo e facilitando a mobilidade na Grande Vitória. Damasceno frisa que não são obras isoladas. A região metropolitana, segundo ele, é um grande eixo que precisa ser pensado como uma grande cidade, com 1,6 milhão de habitantes, levando em consideração o desafio viário de encontrar soluções entre morro e mar. O Programa foi planejado para gerar melhorias na mobilidade a médio e longo prazos, mas também compreende ações imediatas, principalmente no transporte coletivo.

Leia matéria na íntegra: http://migre.me/95fzw

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