segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mobilização de moradores faz Governo do Estado recuar: O caso do Novo Terminal de Carapina

Segundo matéria do jornal Tempo Novo, o Governo do Estado recuou e não vai construir mais o novo Terminal de Carapina em Eurico Salles (Serra). Sabendo dos impactos negativos que tal empreendimento levaria para o local, como a intensificação de tráfego de veículos, valorização imobiliária, crescimento do comércio etc, os moradores se mobilizaram nos últimos anos. Foram realizadas manifestações, audiência pública e outros atos. Enfim, os moradores conseguiram frear uma grande obra considerada chave para os projetos do poder público para aquela região, visando, especialmente, o desenvolvimento de empreendimentos privados como o shopping e os condomínios fechados. 
Essa experiência deve ser valorizada! Especialmente numa época em que as pessoas, por influência da grande mídia ou do radicalismo religioso, acham que não vale a pena fazer protesto, parar vias...Como se tudo já estivesse pré-definido! Parabéns moradores de Eurico Salles. 


Serra/ES, 18 a 25/05/2012 - Ano 28 - Edição 969 - Fundado em 1984 
Governo do Estado recua e Terminal Carapina é mantido




Helton Carvalho

Governo desiste de construir terminal rodoviário em Eurico Salles, porém, prevê em Serra-sede
Chega ao fim a luta dos moradores de Eurico Salles e adjacências contra as obras para a instalação de um terminal rodoviário naquela localidade. Nas mudanças do projeto do Governo do Estado, que desistiu de construir o modal em Eurico Salles, para os moradores, em melhor alternativa encontrada por temer impactos ambientais e aumento do número de mortes e criminalidade no entorno. 
A ideia inicial é de construir um novo terminal de ônibus do Transcol, em Serra-sede, e manter o de Carapina, que passará por reformas. Com a decisão de levar o terminal para a região de Serra-sede, o Estado encerra as negociações com as comunidades de Eurico Salles e adjacências. O atual modal será reformado para comportar o sistema de corredores exclusivos e vai funcionar 24 horas, como acontece hoje em São Torquato.
Para o ex-líder comunitário de Eurico Salles, Gideão Enrique Svensson, o recuo do Estado só foi possível por intermédio do apelo popular. “É um sentimento de dever cumprido. Isto prova que vale a pena lutar pelos nossos direitos e ideais. Parabenizo ao governador Renato Casagrande pela sensibilidade de ouvir o clamor da população e a todos que fizeram parte do movimento”, agradeceu. 
Segundo o secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a reforma do terminal de Carapina está prevista para ser executada e concluída até o final de 2014. Já as obras do novo terminal em Serra-sede ficarão para 2016, quando os 32 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus estarão concluídos, dando início ao funcionamento da primeira etapa do projeto. Para se adequar ao novo modelo de transporte, ainda serão reformados os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...