domingo, 25 de março de 2012

Projeto prevê hotel, hospital e prédio de 50 andares na Serra (Espírito Santo)

Reportagem publicada em A Gazeta, neste sábado dia 25/03/2012. Aborda sobre a possíbilidade de implantação de vários empreendimentos de natureza distinta (comercias, industriais e residenciais) nas margens da Rodovia do Contorno da BR 101, em Serra - ES. A reportagem mesmo que não fosse a intenção do jornalista acaba se transformando num informe publicitário dos terrenos desta área. A reportagem comenta sobre um projeto a ser entregue ao prefeito da Serra, mas onde o prefeito já se posiciona (?) vislumbrando os retornos para o "desenvolvimento" do município.
Na reportagem fica claro o papel dos agentes imobiliários e donos de terra na produção do espaço urbano do município da Serra, assim como tem ocorrido em toda Grande Vitória, onde o Estado, em boa parte das vezes, só tem o papel de referendar  projetos urbanos privados e criar condições para sua instalação (vide o último parágrafo da reportagem abaixo).

Fonte:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/noticias/a_gazeta/economia/1162935-projeto-preve-hotel-hospital-e-predio-de-50-andares-na-serra.html

Projeto prevê hotel, hospital e prédio de 50 andares na Serra

Proposta, que também prevê polo industrial, será apresentada à prefeitura local

O crescimento da Serra vai chegar à região do Contorno da BR 101. Depois dos empreendimentos do Alphaville, essa área pode ganhar novos projetos que envolvem a construção de hotel de luxo, hospital, além de condomínios e polos empresariais. O projeto prevê inclusive imóveis de 50 andares, que hoje não existem no Estado.
A proposta deve ser apresentada na próxima semana ao prefeito do município, Sérgio Vidigal. Ele acredita que a ideia será importante para levar mais desenvolvimento ao município.
Por trás do plano de urbanização do Contorno, está o Grupo Jacuhy. Segundo um dos representantes da companhia, Fernando Larica, a intenção é fazer um grande projeto para captar empresas interessadas em investir.
A proposta prevê um espaço para construção de um grande hospital, de um resort e de prédios residenciais e comerciais de até 50 andares numa área de 44 quilômetros quadrados. "É tudo uma possibilidade, mas se a ideia for para frente é preciso pensar que a implementação vai levar bastante tempo".
Também será estuda a criação de um centro industrial para o armazenamento de combustíveis para atender a Vale. Sérgio Vidigal afirma que ainda é preciso verificar os impactos ambientais que a instalação de grandes empreendimentos podem causar.
Ele explica que grandes prédios não atrapalham a movimentação do aeroporto de Vitória e está alinhada aos interesses do município. "Só temos que verificar se tudo é viabilizado de acordo com o PDM (Plano Diretor Municipal)", diz.

Investimentos
Na Região do Contorno, a empresa Alphaville Urbanismo, em parceria com o Grupo Jacuhy, lançou um grande loteamento, composto por cinco residenciais e duas extensas áreas comerciais que juntas compreendem 1.428 lotes de 450 a 10 mil metros quadrados.
O empreendimento já tem o clube pronto e bem estruturado, com piscina semiolímpica, churrasqueiras, salão de festas, quadra poliesportiva, entre outros. Para que área fique mais interligada a Vitória, há a chance de construção de uma acesso viário, que ligaria a região dos condomínios de Alphaville ao bairro de Goiabeiras, na Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...