domingo, 8 de maio de 2011

Despejo de dezenas de famílias em Vitória

Despejo de famílias na ocupação de Santo André,Vitória: o poder público negando o problema da moradia na cidade (Clique aui para assistir a matéria no gazeta online)

Na última sexta-feira (06/05), a justiça com apoio de 50 soldados do Batalhão de Missões Especiais (BME) realizou a reintegração de posse de um prédio em construção, localizado no bairro Santro André, em Vitória. Esse episódio foi apresentado e discutido no blog em outra postagem (12/04). O processo de ocupação desse prédio inacabado por dezenas de famílias pobres revela a luta por moradia digna na cidade de Vitória.
Mais do que uma "invasão", termo que a grande mídia utiliza, esse processo põe em evidência dois aspectos importantes da produção da cidade de Vitória. De um lado, expõe o problema social representado pela moradia popular e a luta da população por seu direito à moradia e à cidade, de um modo mais amplo. De outro, os desdobramentos desse episódio mostrou a ação do poder público na manutenção do status quo, em que o direito a propriedade prevalece em relação direito à moradia da população.

No ano passado dezenas de famílias também foram despejadas de um antigo conjunto de casas no bairro Jardim Primavera, na Serra. As casas estavam abondonadas por mais de 30 anos. Embora estivesse evidente que tal imóvel não estava exercendo a sua função social, o proprietário do terreno ganhou na justiçao o direito a reeintegração de posse. Ou seja, entre a retenção voluntário do terreno a espera de valorização e a necessidade de moradia de dezenas de famílias pobres, a justiça optou pela primeira opção!
 Relembre o caso (Clique aqui). 

Postado por Thalismar Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...