A Bicicletada é um coletivo formado por ciclo-ativistas que se propõe a chamar atenção sobre a importância da bicicleta como, de fato, um meio de transporte nas cidades. Evidentemente, os ciclo-ativistas encontram grandes desafios, já que as nossas cidades são pensadas e produzidas para os carros.
Em Vitória-ES, a Bicicletada ocorre na última sexta-feira de cada mês. Além de "roles" pela cidade, o coletivo também imprime ações diretas sobre o espaço urbano, como pintar faixas exclusivas para bicicletas em determinados locais. É uma forma de pressionar o poder público a realizar tais intervenções nas vias.
Na última sexta-feira (25/10), o grupo implantou mais uma "ciclofaixa", entre a Ponte da Passagem e Jardim da Penha.
Ciclofaixa implantada pela Bicicletada em JP-Vitória |
"Governo pra que?
Morreram ciclistas. A bicicletada já tinha feito essa ciclofaixa para proteger os ciclistas e evitar mais mortes. A prefeitura tinha apagada para deixar apagado. Não bastou ter feito a passarela do lado errado. A prefeitura entregou a obra da Fernando Ferrari e da nova ponte da passagem sem ter feito a junção completa da ciclovia e fazendo um trajeto muito mal feito. O povo esperou meses e sofreu muito para ver ver essa junção feita pela prefeitura. Nada aconteceu, deixando os ciclistas na mão e arriscando num local simples e com espaço para uma ciclovia.
Até agora, não fiquei sabendo de ciclistas mortos ali e espero que não morra ninguém até essa falha grave da prefeitura ser corrigida.
Com tantas avenidas asfaltadas para principalmente um conforto apenas um pouquinho melhor de quem engarrafa e polui mais a cidade enquanto não se faz obras que podem dar mais segurança de quem não engarrafa e quem não polui. É disso que se trata."
Obs: Fotografia e texto retirado do perfil da Bicicletada Vitória no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e contribua com o diálogo...