sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dados da exclusão dos pobres nas cidades capixabas

As informações do IBGE revelam que o direito à educação básica tem chegado nas áreas mais pobres das grandes cidades do Espírito Santo. Evidentemente, as informações se referem ao aspecto quantitativo de acesso à escola. Ainda há muito a se avançar na qualidade do ensino básico público. Em função de tal aspecto e outros de ordem social, as pesquisas mostram também que uma pequena minoria dos moradores dos bairros populares, que o IBGE conceitua como áreas subnormais, conseguem chegar ao ensino superior, menos de 2% dos habitantes.
A matéria do Gazetaonline trás ainda outros aspectos da exclusão como o elevado tempo gasto para se chegar ao trabalho e o nível de formalização dos empregos nessas áreas das cidades capixabas.
Portanto, os dados mostram que a exclusão social tem claramente um componente espacial. Por isso, quando se fala em acesso à direitos básicos é preciso analisar onde e como as políticas públicas tem se realizado. A grande mídia e a Prefeitura de Vitória divulgam o tempo todo o fato da Cidade ser a quarta em IDH do país. Mas, será que os moradores dos morros de Vitória se sentem orgulhosos? Como o Estado chega a essas comunidades? Apesar dos avanços, há ainda muito a se fazer para tornar as cidades menos desiguais.

06/11/2013 - 17h23 - Atualizado em 06/11/2013 - 23h49                      

Moradores de áreas pobres no Estado têm acesso a creches e escolas, mas poucos chegam ao ensino superior

Mais de 90% estão na escola, mas 2%, em média, fazem faculdade 

                     
                                         
Creches e escolas públicas são as principais instituições nas quais mais de 90% da população que vive em áreas desfavorecidas no Espírito Santo têm acesso, de acordo dados do estudo Aglomerados Subnormais do Censo Demográfico de 2010, do IBGE. Entretanto, a proporção de pessoas com curso superior completo, nas mesmas regiões, é de menos de 2%, em média.
Leia a matéria na íntegra: http://migre.me/gABwQ
Postado por Thalismar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...