segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os bairros da Grande Vitória onde ônibus é um artigo de luxo

Quem mora em bairros da periferia da Grande Vitória, onde há poucos coletivos, passa por um sufoco. Para não perder a hora no trabalho, o jeito é acordar mais cedo ou, até mesmo, andar quilômetros

Wilton Prata - NOTÍCIA AGORA

Todos os dias, a auxiliar de serviços gerais Roseli de Fátima, 42 anos, sai de casa de madrugada  e vai caminhando da parte alta do bairro Jardim América, em Cariacica, até o ponto de ônibus na BR 262 para pegar um coletivo e  ir  ao trabalho, em Vitória.

Apesar de morar a menos de um quilômetro do Terminal do Transcol de Jardim América, na região onde mora, há apenas uma linha que passa de hora em hora e na parte baixa do bairro.

Assim como ela, milhares de pessoas que moram em bairros da periferia da Grande Vitória, onde há poucos ônibus,  passam por uma verdadeira via- crúcis, todos os dias, para andar de transporte coletivo. São comuns casos de pessoas que caminham até quatro quilômetros para conseguir pegar um ônibus; ou que esperam horas e horas no ponto para tentar entrar em um coletivo  que, geralmente, passa lotado. 
Auredalto Araújo, 29 anos, entrevistado sobre a qualidade do transporte coletivo da Grande Vitória
Auredalto Araújo, 29 anos, mostra a qualidade do transporte da Grande Vitória - foto: Vitor Jubini

"É perigoso andar sozinha de madrugada, mas vou fazer o quê? Preciso estar no trabalho às 6h e a primeira viagem da  linha 736, que passa perto da minha casa, só sai às 5h50min. Não temos muitas opções", conta Roseli.
Já a corretora de seguros Sueli Silva, 40 anos, chega a esperar uma hora no ponto para pegar a linha 801, única que passa em Valparaíso, na Serra. Com a falta de opções, ela precisa caminhar cerca de 30 minutos até a Avenida Central, em Laranjeiras, em busca de outros coletivos.


Na zona rural de Vila Velha, a situação é ainda pior

Se está difícil a situação para quem precisa pegar ônibus na área urbana, imagine para os que moram na zona rural. Na região de Xuri, em Vila Velha, as pessoas chegam a andar quatro quilômetros para ter mais opções de coletivo, já que, dependendo da linha, a espera chega a quatro horas.

"Andar de ônibus aqui é complicado. O jeito é pegar carona com os conhecidos ou ir caminhando até Morada da Barra, para pegar um coletivo mais rápido. É preciso rezar para não passar mal de noite, pois, depois das 20h não há mais ônibus nessa região",  disse a moradora Vera Lúcia da Boamorte, 55 anos.

A secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha, que gerencia o sistema municipal,  informou que, por mês, apenas 290 passageiros da área rural utilizam o ônibus. Ou seja: cerca de 10 passageiros, em média, por dia. Como a demanda é baixa, não foi identificada necessidade de aumento da oferta de ônibus. A linha 061 da Sanremo atua na região há 15 anos. A região é atendida ainda pelo Sistema Transcol.


Leia a matéria completa: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/08/noticias/especiais/925033-os-bairros-da-grande-vitoria-onde-onibus-e-um-artigo-de-luxo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...