segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Especialistas em planejamento urbano e ambientalistas divulgam moção de repúdio contra PDM de VV

Especialistas em planejamento urbano, ambientalistas, sociedade civil e parlamentarem participam na tarde deste sábado, na Escola Vasco Coutinho, no Centro de Vila Velha, para o seminário "Vila Velha: Os rumos do desenvolvimento"

27/08/2011 - 18h11 - Atualizado em 27/08/2011 - 18h11
gazeta online -

Um seminário realizado em Vila Velha na tarde deste sábado (27) para discutir as mudanças do novo Plano Diretor Municipal (PDM) resultou na elaboração de um documento que repudia a condução das alterações por parte do Executivo da cidade.

Leia mais notícias do Minuto a Minuto

Especialistas em planejamento urbano, ambientalistas, sociedade civil e parlamentares participaram , na escola Vasco Coutinho, no Centro de Vila Velha, do seminário "Vila Velha: Os rumos do desenvolvimento". A proposta era discutir as consequências das modificações do PDM, que vai possibilitar a criação de pólos industriais na área rural do município.

Leia também
Lei transforma 7% da área rural de Vila Velha em parques industrias. Decisão gera polêmica
Vereadores aprovam mudanças no PDM
Uma Vila Velha industrial?

"O documento é uma moção de repúdio à ilegalidade na forma como foram tratadas as mudanças no PDM por parte da Prefeitura. Não houve discussão ampla com a sociedade por parte do Executivo municipal", disse o vereador João Batista Babá (PT).

Em recente entrevista à Rádio CBN, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Harlen da Silva, afirmou que, para as mudanças, foram considerados mapas das áreas de proteção ambiental e os terrenos foram avaliados de modo a não influir nas áreas de proteção.

Entenda

Entre as principais mudanças no PDM da cidade está a alteração do zoneamento de parte da área rural do município. Atualmente, 60% da área total de Vila Velha são consideradas rurais. A ideia é transformar 7% dessa área em zona urbana para a instalação de indústrias.

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que permite as mudanças em julho. Em seguida o prefeito Neucimar Fraga (PR) sancionou o projeto, mesmo com recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) para que o vetasse.


Fonte:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/08/a_gazeta/minuto_a_minuto/946790-seminario-gera-documento-repudiando-conducao-do-pdm-em-vila-velha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e contribua com o diálogo...