quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Imóveis novos: qualidade?

O mercado imobiliário está aquecido, anuncia quase toda a semana a mídia. Esse processo de produção de moradias, em níveis competitivos cada vez mais acirrados, tem alguns reflexos, conforme descreve a matéria acima. Enquanto a propaganda mostra o "paraíso", a realidade é muito mais dura para quem adquiri o imóvel, desde à baixa qualidade dos materiais ao prazo de entrega. A competição acirrada ainda impele a superexploração (ou trabalho escravo) de mão de obra, como alguns casos recentemente denunciados pelo Brasil afora. 

Postado por Thalismar

Trabalho escravo na MRV: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/01/mrv-volta-a-ter-filial-incluida-em-cadastro-de-trabalho-escravo-3.html

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A economia gira com o uso da bicicleta

Um dos principais argumentos dos defensores do meio de transporte individual motorizado se refere a dinâmica econômica que envolve a indústria automobilística. Por ser uma indústria que gera demandas de serviços a montante (fornecedores de peças, p.ex) e a jusante (serviços de mecânica e acessórios, p. ex), o setor é um importante vetor de geração de empregos. Mas, se estimularmos a uso de bicicleta, qual seria esse efeito sobre a economia e a geração de empregos? O artigo a seguir faz essa discussão para o caso da Inglaterra, mostrando que a bicicleta como meio de transporte, além de social e ambientalmente adequada para as cidades, pode ainda ser um importante vetor de geração de empregos. 

Uso da bicicleta rende £3 bi por ano ao Reino Unido


Londrino pedala em ciclofaixa projetada para uso como transporte. Foto: Moving Target, via Flickr
Um relatório da London School of Economics(que, aliás, merece ser lido), aponta que o uso da bicicleta gera cerca de 3 bilhões de libras/ano (R$ 9,75 bi) à economia do Reino Unido, incluindo £51 milhões (R$ 165,75 mi) em faturamento para os fabricantes pelos 3,7 milhões de bicicletas vendidas em 2010.
O estudo leva em conta fatores como fabricação e venda de bicicletas e acessórios, serviços relacionados à bicicleta e empregos na área. Cada ciclista gera em média 233 Libras por ano.



Leia na íntegra o artigo: http://vadebike.org/2011/09/uso-da-bicicleta-rende-3-bi-por-ano-ao-reino-unido/
Postado por Thalismar