tag:blogger.com,1999:blog-1738007178364693323.post6414116820780259368..comments2014-02-16T17:11:14.039-03:00Comments on Direito à Cidade: Mobilidade urbana: uma questão de engenharia ou uma questão política?direitoacidadehttp://www.blogger.com/profile/16316415710015590969noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1738007178364693323.post-40257473130432544452012-04-04T20:41:26.660-03:002012-04-04T20:41:26.660-03:00sso aí Bruno, também devemos questionar essa neces...sso aí Bruno, também devemos questionar essa necessidade de fluxos intensos nas cidades, e não apenas as formas como nos deslocamos no espaço urbano. A quem interessa esses deslocamentos? Está ligado a apropriação da cidade no sentido do cidadão, ou como necessidade de reprodução do capital em suas várias formas. <br /><br />Thalismardireitoacidadehttps://www.blogger.com/profile/16316415710015590969noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1738007178364693323.post-44067524291822289682012-04-04T20:36:47.737-03:002012-04-04T20:36:47.737-03:00Realmente Rafael, a forma que coloquei acabei redu...Realmente Rafael, a forma que coloquei acabei reduzindo a engenharia. Penso a engenharia como ciência aplicada, é e como você disse, é possível utilizarmos da engenharia para a produção de uma cidade mais justa, um transporte público mais eficiente, sistema de ciclovias etc. <br />Na verdade, eu deveria especificar essa forma de utilização da engenharia, orientada para grandes obras na cidade, em meu texto. <br />De qualquer forma, valeu por opinado e permitido esse diálogo. E isso é muito importante. <br />Thalismardireitoacidadehttps://www.blogger.com/profile/16316415710015590969noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1738007178364693323.post-71243112811096100482012-04-04T16:53:56.516-03:002012-04-04T16:53:56.516-03:00Acho essa uma visão bastante distorcida de o que é...Acho essa uma visão bastante distorcida de o que é engenharia. A técnica viabiliza a decisão político-econômica, seja ela a favor do carro particular ou do transporte público.<br /><br />À pergunta do título, respondo: ambos. É importante não estigmatizar os campos do conhecimento.Rafael Veganoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1738007178364693323.post-74671572279949535052012-04-04T13:26:33.368-03:002012-04-04T13:26:33.368-03:00Concordo com a visão apresentada por você Thalisma...Concordo com a visão apresentada por você Thalismar, relacionando deslocamentos e (interesses da) produção do espaço, a qual considero importante tendo em vista o possível-imediato da luta contra o capital, isto é, a luta pela supremacia (de fato) do transporte individual não motorizado e o de massa sobre o individual motorizado. Todavia, creio que é preciso questionar também a motivação dos nossos deslocamentos (que se multiplicam em distâncias e quantidade), no sentido de se atingir mais profundamente a crítica quanto ao atual modo de produção (que é, em suma, modo de vida).<br /><br />"o espaço público, espaço da negociação da vida em sociedade, torna-se, mais e mais, mero espaço de ligação entre as esferas separadas onde se realiza a vida de modo privado - e controlado. Tornado mero meio, a negociação nesse espaço vira luta entre todos para se atingir fins extrínsecos a ele, daí a pertinência do debate em torno dos transportes urbanos: o que está no horizonte de discussão é definir o melhor meio para se cumprir as “obrigações” cotidianas. Como o acesso aos meios de transporte dá-se em função do poder aquisitivo, não fica difícil entender porque o automóvel tem primazia na circulação viária urbana, apesar de ser menos eficiente no transporte de pessoas como um todo". Trecho de monografia.<br /><br />Até,<br />Bruno (AGB-BH)Anonymousnoreply@blogger.com